Previdência
Complementar
O QUE É PREVIDÊNCIA PRIVADA?
Os fundos de investimento em previdência privada ou previdência complementar são formas de poupar para complementar a aposentadoria oficial ou para atingir objetivos de longo prazo, como pagar a faculdade para os filhos.
COMO FUNCIONA A PREVIDÊNCIA PRIVADA
Fazemos simulações usando estatísticas sobre a expectativa de vida dos brasileiros divulgadas pelo IBGE, bem como projeções de taxas de juros para os próximos 10, 20 ou 30 anos. Ajudando o investidor a ter uma ideia de quanto é preciso guardar para a aposentadoria e quanto tempo isso levaria.
TAXAS COBRADAS PELOS FUNDOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA
Os fundos de previdência têm dois custos ou taxas principais. O primeiro é a taxa de administração, que incide sobre o patrimônio do fundo, e por isso tem um impacto maior na formação da poupança do investidor.
O outro custo é a chamada taxa de carregamento, que é descontada de cada aplicação a título de cobrir os custos da empresa que administra a aplicação.
TIPOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA: PGBL X VGBL
Há dois tipos de fundos de previdência:
Plano Gerador de Benefício Definido (PGBL), que permite abater as aplicações na declaração anual completa do Imposto de Renda;
Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), que não permite e são indicados para quem não é assalariado ou faz a declaração simples do Imposto de Renda.
TRIBUTAÇÃO NA PREVIDÊNCIA PRIVADA
Segue algumas vantagens fiscais:
A primeira é a possibilidade de o assalariado deduzir os valores aplicados até o equivalente a 12% da renda anual na declaração completa do Imposto de Renda. Na verdade, o imposto é adiado e será pago quando o investidor for sacar o dinheiro do fundo, que tem de ser um PGBL.
O VGBL não permite deduzir as contribuições.